sábado, 19 de fevereiro de 2011

DCE da UEL promove “Trote de Cara Nova”


O DCE, Diretório Central dos Estudantes da UEL, está promovendo uma campanha de recepção aos calouros da Universidade, na próxima semana, quando cerca de 3mil novos estudantes entrarão na UEL. A gestão do DCE está lançando a campanha "Trote de Cara Nova", que pretende incentivar as boas práticas de trotes realizados aos estudantes que ingressam na instituição. De acordo com a gestão, a ideia é incentivar os estudantes a praticar um trote inteligente, sem violência e nem humilhação, buscando meios saudáveis de interação entre veteranos e calouros, incentivando ações ambientais, como plantio de árvores, ou ações sociais como, doação de sangue, de brinquedos, visitas à hospitais, creches, ações que aproximem o calouro de uma responsabilidade social.

De acordo com o tesoureiro do DCE, o estudante de Artes Visuais, Arthur Montagnini, a intenção não é acabar com os trotes, mas fazer com que os estudantes tenham ações mais conscientes ao recepcionar os novos alunos, “não podemos e não queremos acabar com as tradicionais brincadeiras de vários cursos, que muitas vezes são saudáveis e promovem interação, queremos que os estudantes não busquem práticas violentas e humilhantes para as atividades de recepção. Os estudantes devem ter consciência que a Universidade deve ser um caminho de estender boas e importantes ações à comunidade local, por isso, nada melhor que recepcionar os calouros de forma inteligente, responsável e fazendo algo relevante à sociedade”, afirmou o estudante.

O estudante de Biblioteconomia, Vinicius Bueno, diretor de comunicação do DCE, explica que a campanha irá premiar a ideia mais original e inteligente, e que busque a melhor interação de forma saudável, estendendo até a comunidade local. “Nós iremos premiar a melhor ideia, porém, o prêmio deve ser apenas um incentivo a mais, queremos que os estudantes da UEL criem uma cultura de boas recepções e seja um exemplo em boas ações”, explicou Bueno.

Durante as duas primeiras semanas de aula, o DCE também irá promover uma programação no R.U. (restaurante universitário), para recepcionar os novos estudantes, com apresentações culturais e artísticas, bandas, música, baterias, teatro, exposições. E na segunda semana, os estudantes irão promover um Ciclo de debates, que serão realizados em vários locais da Universidade, contando com a presença de debatedores de vários assuntos que estejam ligados à vida universitária. Além de toda a programação cultural e política, os calouros também receberão um Guia do Estudante, importante para conhecer melhor o campus universitário, além de informações importantes sobre serviços prestados pela UEL.

Os interessados em saber mais informações sobre a programação cultural, os eventos, e quais os assuntos dos debates, devem acessar o site da campanha, www.trotedecaranova.com.br, onde podem encontrar todas as informações sobre a campanha de recepção aos calouros de 2011.

Um comentário:

Gustavo disse...

Fiquei feliz em ler o seu nome no jornal. Principalmente porque desta vez não foi por nenhum tipo de manifestação que vai além dos limites, ou por algum tipo de falta de noção. Espero continuar lendo por muitas vezes, em artes ou por qualquer tipo de ação que traga benefícios à população.
Desta vez foi por uma boa causa e por uma ação louvável que deveria ser aplicada em todas ou pela maioria das universidades brasileiras. Os trotes realizados hoje em dia são inaceitáveis, a racionalidade do ser humano se extingue por total.
Parabenizo esta ação, agradecendo a todos que fizeram parte deste projeto e principalmente ao meu grande amigo Arthur Montagnini, pensador, idealizador e grande responsável pelo evento. Sendo indispensável na realização deste. Parabéns pela iniciativa!