terça-feira, 5 de abril de 2011

DCE UEL lança Semana da Diversidade, com exposição de Arte

Debater a diversidade em busca da igualdade de direitos e oportunidades para pessoas diferenciadas por sexo, cor, orientação sexual, religião, estética e posição social, promovendo seu acesso à cidadania. Esta é a proposta da Semana da Diversidade que será desenvolvida de 5 a 9 de abril, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), da UEL, Centro Cultural Eloyr Pacheco, Sistema Fecomércio e SESC Paraná, segundo explica Vinicius Bueno, estudante de Biblioteconomia e integrante do DCE. 

A Semana juntou Diversidade com a Arte abordando a questão do corpo, da estética, dos estereótipos e estigmas, ele completa. Terá início com a abertura da instalação Alma, às 19 horas, desta terça-feira, 5, na sede central do DCE, na rua Prefeito Hugo Cabral, esquina com rua Piauí. Vai expor telas, desenhos e objetos criados por quatro alunos/artistas plásticos do curso de Artes Visuais: Adolfo Emanuel, Emanuel Monteiro, Carolina Sanches e Mariana Franzim.
No dia seguinte, 6, às 19 horas, haverá um workshop sobre Fotografias do Corpo, com a fotógrafa e professora Fernanda Magalhães, chefe da Divisão de Arte Visual da Casa de Cultura da UEL, na Garagem Hermética, que fica na avenida Jorge Casoni 2.242, entre as ruas Maranhão e Santa Catarina.
Na quinta-feira, 7, será exibido o filme “Nome Próprio”, com direção de Murilo Salles e a atriz Leandra Leal no elenco. Relata o drama do comportamento humano em tempos virtuais. Baseado na obra da escritora gaúcha Clarah Averbruck, conta a história de Camila que encontrou na escrita sua paixão. Ela busca criar para si uma existência complexa o suficiente para que possa escrever sobre ela mesma, compulsivamente, em um blog, só que isto faz com que também fique isolada.
Para sexta-feira, 8, está previsto o Manifesto das Cores, às 12 horas, no Restaurante Universitário. Será um palco livre e foi idealizado há dois anos, quando um estudante de Artes Cênicas foi vítima de preconceito por sua orientação sexual, comenta uma das organizadoras da Semana da Diversidade, a universitária de Artes Visuais da UEL, Aline Luz. 

A Semana da Diversidade será encerrada no sábado, 9, com a True Colors Party, às 23 horas, na Garagem Hermética. Ingressos antecipados custarão R$ 10,00; no próprio local do evento, R$ 15,00. 

Nenhum comentário: