segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cidade Limpa

Ao lado uma enquete sobre a Lei Cidade Limpa, que está sendo comentada por toda a cidade. Onde passo vejo pessoas contras e outras a favor.

De acordo com a Lei:

- está proibida a utilização de outdoor, em área pertencente ao quadrilátero central da cidade (formado pelas avenidas JK, Leste Oeste e 10 de Dezembro).

- a inserção de outdoor, fora do quadrilátero central, só é permitida, se for respeitado o limite de dois painéis a cada 110m, com altura máxima de 5m.

- está proibida a mídia externa, no quadrilátero central, em praças e terrenos públicos (com edificações ou não), zonas residenciais e fundos de vale.

- Laterais de prédios e empenas, além de outras formas de anúncio, inclusive com a utilização da calçada - como painéis e frontlights luminosos -, também, estão banidos em toda a cidade.

- Muros pintados com propagandas ficam proibidos definitivamente.

- Imóveis comerciais, com mais de 10m de fachada, ficam autorizados a receber propaganda visual, que abranja uma área de até 15% da frontaria, desde que não ultrapasse 20m². O máximo de 1,5m² continua a valer, para imóveis com menos de 10m de frente.

- Tótens de até 5 metros podem ser usados, para indicar o nome do estabelecimento, se o total de área usada nele não ultrapassar a metragem permitida, quando somada ao espaço do nome na fachada.

- Apenas empresas do setor de mídia externa poderão explorar o segmento, mediante autorização da Prefeitura e termo de responsabilidade técnica.

- Os demais casos serão encaminhados à Câmara Técnica Permanente, que será formada por representantes de 14 entidades e ficará responsável por autorizar a veiculação da atividade publicitária, de acordo com os critérios da lei.

Vote na enquete ao lado.

De volta

Novamente, voltei.
Estive na cidade maravilhosa (que na verdade é maravilhosa somente na Zona Sul), participando do encontro de estudantes promovido pela UNE, e da Bienal de arte e cultura da UNE.
Agora voltamos ao trabalho.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Volto logo

Bem que eu adoraria ficar aqui no blog discutindo sobre os mais variados assuntos nesse mês de janeiro, mas está complicado. Hoje estou viajar para o Rio de Janeiro, no encontro nacional de estudantes. O DCE da UEL está organizando a viagem para a cidade maravilhosa, no encontro onde está previsto estudantes do Brasil inteiro.

Ficaremos por lá, durante uma nove dias, então só volto na semana que vem. Obrigado aos leitores.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Uma ignorante crítica ao BBB

Por Luciano Bruno do Blog CRER PENSANDO:

“Preciso confessar algo. Ontem, assisti ao BBB 11. Não foi por muito tempo, aproximadamente dez minutos. Depois parei, tive nojo. Dez minutos que serviram apenas para confirmar a desvalorização da condição humana assistida por milhões de brasileiros.

Não vou satanizar o programa, como outros colegas cristãos apreciam fazer. Bem que eu poderia, mas não quero. Prefiro apenas dizer que o Big Brother Brasil é somente um atentando à sociedade. Não me sinto um PhD ao dizer, mas o programa é um sofisticado ataque à nossa inteligência.

As mulheres participantes do programa, ao assinarem um contrato se comprometendo a fazer um ensaio fotográfico (site Paparazzo) seminuas uma semana após deixar a casa, praticamente assinam um atestado de burrice. Vendem o corpo, pois a inteligência já não vale um mísero centavo. Depois, imprime nas revistas a ditadura da beleza que colabora para a continuação de uma sociedade machista que faz da mulher um objeto.

Os homens participantes do programa envergonham o sexo masculino. Sinceramente, homens de verdade não fariam aqueles papéis verdadeiramente ridículos, em danças estúpidas e cantadas cômicas às mulheres sem escrúpulos da casa.

Que me desculpem aqueles que dizem que BBB é a realidade, mas não é. A realidade da sociedade brasileira não se trata de jovens, que freqüentam academias, bonitos, com corpos esculturais e etc. Poucos brasileiros se dão ao luxo de passar o dia em casa na beira da piscina ou batendo papo. De reality tem apenas o nome.

Que me desculpe o Pedro Bial. Grande jornalista, que escreve crônicas de modo raro, mas se dá ao papel de animador de circo, em um programa que nada acrescenta à sociedade. Que me desculpe o Bial que tem a cara-de-pau de chamar os participantes de heróis. Seus heróis Bial, não meus. Meus heróis vão desde Jesus Cristo, Paulo de Tarso, Martinho Lutero, C. S. Lewis, Madre Teresa de Calcutá até os de hoje, milhões de brasileiros que lutam diariamente para sobreviver e sustentar suas famílias com uma renda mínima.

Que me desculpe você que vota e gasta dinheiro com o BBB. Você que assiste aos programas para decidir seu voto, mas nem sequer pesquisou o passado de seu candidato antes de votar nas últimas eleições. Você financia a baixaria na TV. E sabe, quem financia a baixaria é contra a cidadania.

Que me desculpe você que vive de acordo com as modas. A moda agora é criticar quem critica. Insinuar que são ignorantes as raras mentes que se revoltam diante do lixo televisivo apresentado à sociedade todas as noites. Para vocês aqui está a minha “ignorante” crítica do Big Brother Brasil!”

De um comunicador esperançoso, que por isso se revolta diante do que fazem com a comunicação no Brasil.

Luciano Bruno da Silva, é estudante de Relações Publicas da Universidade Estadual de Londrina. Editor do blog Crer pensando.

O texto também foi reproduzido no blog Talnk Show da Vida Real, do amigo e humorista londrinense, Murillo Leal.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mais uma vez...

Essa semana, estou dando uma esfriada na cabeça, de tudo, trabalho, estudos, política, e tudo o que pode acumular a cabeça de uma pessoa. Tentando dar uma leve descançada, até porque, dá pra esfriar, mas não consegui parar nenhum dia se quer com o trabalho, aliás precisamos comer, com os estudos, pois sempre estamos estudando, e muito menos com a bendita política.

Estou de volta neste ano de 2011, para continuar compartilhando as ideias por aqui.