terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Campanha "Trote de Cara Nova" marca início das aulas na UEL

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) espera deixar para trás imagens de trotes humilhantes que em nada honram a entrada de 3100 universitários em uma das melhores universidades públicas do país. A partir de hoje, planejam uma recepção diferente quando os portões da Universidade Estadual de Londrina (UEL) forem abertos ao primeiro dia de aula nos 42 cursos.
Neste ano, o DCE abre as aulas com a campanha “Trote de Cara Nova”, cujo objetivo é divulgar, premiar e aumentar a participação dos calouros em atividades mais produtivas que as tradicionais bebedeiras e banhos de lama e tinta, seguidas pela mendicância em semáforos, proibida por lei municipal. No lugar, o DCE espera interações entre veteranos e calouros que tenham fins sociais e ambientais, como doações de sangue, plantio de árvores, doações – ou mesmo um arrastão contra a dengue, marcado para a sexta-feira. Na ocasião, todos estão convidados para uma limpeza voluntária na UEL, capitaneada por universitários das áreas de saúde.
“Não queremos o fim da tradição dos cursos de dar trote com tinta e tudo o mais, mas queremos que os veteranos encontrem soluções mais inteligentes para recepcionar quem chega na UEL”, afirma Arthur Montagnini, aluno de Artes Visuais e tesoureiro do DCE. A entidade estudantil promete premiar as melhores iniciativas – e para provar a realização vale vídeo ou foto. “O universitário está ali para ser parte do futuro da sociedade e não deve ser menosprezado”. Para o tesoureiro do DCE, é possível implantar na UEL “uma nova cultura do trote”. Na segunda-feira, a programação é aberta com a banda Playdoll, no pátio do Restaurante Universitário, durante o almoço.
Na segunda semana de aula, os calouros estão convidados para um Ciclo de Diálogos - quando serão debatidos temas como o transporte coletivo e isenção para estudantes, sistema de cotas, regulamentação da mídia e empreendedorismo universitário. “O calouro é o camarada que entra virgem na universidade. Acha tudo muito legal e participa com vontade. Por que não aproveitarmos melhor esse momento deles? Afinal, eles serão os veteranos de amanhã”, diz. Durante a semana, os calouros também ganharão o Guia do Estudante – uma mãozinha para entender o emaranhado de siglas, atividades, divisões burocráticas e possibilidades disponíveis para quem entra em uma universidade como a UEL. Todas as informações sobre a campanha Trote de Cara Nova estão no endereço www.trotedecaranova.com.br.

Resolução proíbe trote
A resolução Cepe/CA nº 0177/2008 define trote violento qualquer manifestação que configure agressão física, psicológica, moral, constrangimento ou coação ao estudante. Trote violento dentro ou fora da Universidade é considerada falta grave – punível segundo o Regimento Geral da UEL.


sábado, 19 de fevereiro de 2011

DCE da UEL promove “Trote de Cara Nova”


O DCE, Diretório Central dos Estudantes da UEL, está promovendo uma campanha de recepção aos calouros da Universidade, na próxima semana, quando cerca de 3mil novos estudantes entrarão na UEL. A gestão do DCE está lançando a campanha "Trote de Cara Nova", que pretende incentivar as boas práticas de trotes realizados aos estudantes que ingressam na instituição. De acordo com a gestão, a ideia é incentivar os estudantes a praticar um trote inteligente, sem violência e nem humilhação, buscando meios saudáveis de interação entre veteranos e calouros, incentivando ações ambientais, como plantio de árvores, ou ações sociais como, doação de sangue, de brinquedos, visitas à hospitais, creches, ações que aproximem o calouro de uma responsabilidade social.

De acordo com o tesoureiro do DCE, o estudante de Artes Visuais, Arthur Montagnini, a intenção não é acabar com os trotes, mas fazer com que os estudantes tenham ações mais conscientes ao recepcionar os novos alunos, “não podemos e não queremos acabar com as tradicionais brincadeiras de vários cursos, que muitas vezes são saudáveis e promovem interação, queremos que os estudantes não busquem práticas violentas e humilhantes para as atividades de recepção. Os estudantes devem ter consciência que a Universidade deve ser um caminho de estender boas e importantes ações à comunidade local, por isso, nada melhor que recepcionar os calouros de forma inteligente, responsável e fazendo algo relevante à sociedade”, afirmou o estudante.

O estudante de Biblioteconomia, Vinicius Bueno, diretor de comunicação do DCE, explica que a campanha irá premiar a ideia mais original e inteligente, e que busque a melhor interação de forma saudável, estendendo até a comunidade local. “Nós iremos premiar a melhor ideia, porém, o prêmio deve ser apenas um incentivo a mais, queremos que os estudantes da UEL criem uma cultura de boas recepções e seja um exemplo em boas ações”, explicou Bueno.

Durante as duas primeiras semanas de aula, o DCE também irá promover uma programação no R.U. (restaurante universitário), para recepcionar os novos estudantes, com apresentações culturais e artísticas, bandas, música, baterias, teatro, exposições. E na segunda semana, os estudantes irão promover um Ciclo de debates, que serão realizados em vários locais da Universidade, contando com a presença de debatedores de vários assuntos que estejam ligados à vida universitária. Além de toda a programação cultural e política, os calouros também receberão um Guia do Estudante, importante para conhecer melhor o campus universitário, além de informações importantes sobre serviços prestados pela UEL.

Os interessados em saber mais informações sobre a programação cultural, os eventos, e quais os assuntos dos debates, devem acessar o site da campanha, www.trotedecaranova.com.br, onde podem encontrar todas as informações sobre a campanha de recepção aos calouros de 2011.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vitória do Egito!


E o povo Egípcio saiu vitorioso. O ditador presidente do país renunciou ao cargo nesta tarde de sexta-feira. Parabéns ao povo do Egito, que foi às ruas e mostraram a força que um povo organizado e unido.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Militares no poder?



Surge o primeiro partido militar do Brasil, o PMB, Partido Militar Brasileiro, que pretende invadir o congresso segundo o seu fundador, “Nós vamos invadir o Congresso”, afirma o capitão da Polícia Militar de Ourinhos (SP), Augusto Rosa.

O fundador do partido afirma que a orientação política do partido é de centro-direita, e a maior bandeira do partido é a segurança, conforme uma entrevista dada ao Estadão.

No site do partido você pode encontrar alguns vídeos, fotos e informações, inclusive, um vídeo sendo a favor ao período de ditadura militar no Brasil, fazendo uma comparação esdrúxula com os anos de ditadura e os tempos de hoje.
O mais irônico é o slogan do partido é: "100% democrático". Tá nós vamos fingir que acreditamos, basta perguntar pra qualquer militar, (até mesmos os milico do tirão), se dentro de um quartel existe qualquer tipo de democracia ou liberdade de expressão.

Ser brasileiro, ser patrióta é uma coisa, outra coisa é imposição. Nada contra os militares, nem policiais, nem exercito, mas qualquer pessoa que conhece os fundamentos e regras militares sabe que isso cheira uma tentativa de ditadura militar por via eleitoral.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A lei deve ser pra todos

Clique nas fotos para ampliá-las

A CMTU começou a pontuar as propagandas irregulares nas fachadas do comércio londrinense, na última semana. A prefeitura tem colocado um adesivo preto com a frase "publicidade irregular" nas fachadas que ainda não foram regularizadas.

O que é correto, pois apesar da liminar que ampliou alguns dias para a regularização, muitos comerciantes já se adequaram às novas normas de publicidade. Na foto, duas fachadas irregulares de dois grandes bancos da cidade, alguns comerciantes estão bravos com o adesivo colocado pela prefeitura, porém, a lei deve ser para todos, inclusive para os grandes empresários.

Afinal, muitos pequenos comerciantes já se adequaram, ou estão se adequando. Os grandes estão esperando o que pra se adequar? Espero que a prefeitura multe principalmente os ''grandões'', como bancos, hipermercados, postos de gasolina, boates, e etc.

Tchau, poluição visual!

E a CMTU já começou trabalhar pra multar os empresários donos dos comércios que estão irregulares na cidade quanto a Lei Cidade Limpa. A lei está sendo discutida na cidade por todos, prós e contras, empresários putos da vida por terem que mudar a fachada, outros, concordam com a regulamentação.

Creio que a lei irá deixar a cidade mais bonita, limpa, no sentido visual. Todos os dias, de forma inconciente nosso cerébro ao olhar para as fachadas, letreiros (muitos deles gigantescos), absorve informações totalmente desnecessárias, ''poluindo'' nossa visão com propagandas de todos os tipos.

Só pra termos uma pequena ideia, vejam as fotos apresentadas.



Obviamente, que hoje, em Londrina há muitas outras prioridades que não tem o mesmo empenho da prefeitura em resolução, como por exemplo, o caso da saúde local que está caótica, porém, sabemos que a Lei Cidade Limpa, já vem sido discutida há dois anos, e mesmo com a má informação da própria CMTU que não explicou de forma correta como deveria ser realizada a implantação da Lei, agora com sua aprovação o londrinense poderá rever novamente a bela cidade que temos, com a antiga arquitetura do centro, além da limpeza visual das ruas comerciais da cidade, que ficaram por muito tempo escondidas atrás das grandes fachadas de propaganda.

Os comerciantes de Londrina já devem saber que isso nada muda, afinal, o que vende é um produto, bom atendimento e qualidade. Fachadas grandes e coloridas não fazem muita diferença.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Correria

Amigos e amigas, desculpem pela falta de postagem, ultimamente estou sem tempo pra fazer postagens até mesmo para aproveitar este período de férias para colocar algumas coisas em ordem.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Para os ouvidos...



Uma boa noite a todos, e vamos dormir ao som de Metallica.