quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe Suína: HU está preparado para a doença

Hospital é um dos quatro credenciados no estado para receber pacientes suspeitos com o vírus. No Brasil já foram constados 12 casos suspeitos. No Paraná, há uma suspeita.

O Hospital Universitário de Londrina (HU) está na lista dos quatro hospitais do Paraná aptos a receberem pacientes com suspeita de infecção com o vírus da gripe suína. Em todo o Brasil, 51 hospitais de referência foram mobilizados pelo Ministério da Saúde (MS) e secretarias municipais e estaduais para atender eventuais casos humanos de gripe suína no Brasil.

Segundo o superintendente do HU, Francisco Eugênio Alves de Souza, o hospital é credenciado pelo Ministério da Saúde desde a ocorrência da gripe aviária, por ser o único hospital de referência da região Norte do estado e por estar localizado próximo a áreas de fronteira. “Estamos credenciado para este tipo de atendimento desde o registro da gripe aviária e por possuirmos uma ala de atendimento a moléstias infecciosas”, comentou.


O que é a doença?
A influenza suína é uma doença respiratória causada por um vírus que normalmente causa surtos de gripe em porcos, geralmente sem possibilidade de infecção humana. No entanto, há registros de transmissão pontual do vírus para homens.

A gripe suína já tem casos confirmados no México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Inglaterra, Nova Zelândia e Israel. No México, mais de 150 pessoas já morreram com suspeita da doença. Na segunda-feira (27), a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 4 o nível de alerta por conta da doença, aproximando o alerta do nível de pandemia, ou epidemia generalizada.


Fonte: JL




Um comentário:

Anônimo disse...

Isso dá medo.Os hospitais brasileiros não conseguem lidar com doenças que seriam de diagnóstico simples e tratamento também simples que são conhecidas desde o começo do século passado,imaginem uma doença causada por um vírus recem descoberto.Talvez o jeito seja recorrer a centros de macumba,benzedeiras e afins,porque se a mandinga não funcionar pelo menos eu fui atendido.

Paz...