quinta-feira, 14 de maio de 2009

Atenção Jovens! O narguile pode ser mais perigoso que o cigarro

Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguile - e é aí que mora o perigo! Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.

Entre a garotada corre a falsa informação de que esse tipo de fumo não faz mal à saúde. Além disso, na internet 'pipocam' vídeos que estimulam o uso do narguile, ensinando como preparar o aparelho com diversas substâncias, o que torna o cachimbo ainda mais perigoso.

Também conhecido como 'hookah' ou por 'shisha', o aparelho funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Segundo o médico Sérgio Ricardo Santos, presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas - como hepatite A, herpes , tuberculose - pois o uso da piteira e da mangueira é feito por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem a devida esterilização.

Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros. E são consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer mostrou que depois do cigarro, o narguile é a forma mais frequente de consumo do tabaco entre jovens.

Além dessa porcaria feder, ainda acaba com a saúde da pessoa.


Um comentário:

| Monique ; disse...

Boa Tarde!

Estou pesquisando sobre o Narguile nesse momento e achei bacana seu blog, pelo espaço doado para falar dessa "modinha" que infelizmente os jovens estão entrando!
Tenho 17 anos e percebo que muitos da minha idade estão nessa. Triste perder tanto tempo falando dessa porcaria né? tanta coisa boita e boa no mundo! Mas já que chegamos nesse patamar ... Eu não vejo outra explicação a não ser a cabeça fraca de tantos, querer ser diferente e acabar sendo igual a todo mundo. Não, não tem graça alguma; acabar com a saúde, com a vida. Essa porcaria faz mal, vicia, como se fosse "lobo em pele de cordeiro". O mundo principalmente para juventudo é um grande imã e cabe a cada um de nós tomar cuidado e saber pra onde estão nos levando.

Grande Abraço!
Deus Abençoe a todos

Att;
Monique Baleeiro