sexta-feira, 15 de maio de 2009

Você sabia?

Segundo a OMS, no Brasil, de cada 30 pessoas, uma possui o fígado atacado por Hepatite B ou C, ou melhor, cerca de quatro milhões de brasileiros. A hepatite é uma doença que age silenciosamene, assim o paciente não busca apoio médico, por não saber da existencia da doença no organismo.

É necessário que o paciente busque por diagnósticos para evoluir a doença, como diz Carlos Varaldo, presidente da ONG Otimismo, "A falta de informação sobre as hepatites e sobre a existência de tratamentos são o grande problema do cenário brasileiro", disse.


Dados ainda afirmam que mais de 95% das pessoas desconhecem que estão infectadas e que o quadro pode se agravar. "Não realizar campanhas de detecção de hepatites pode acarretar grande aumento nos casos de cirrose, câncer e insuficiência hepática nos próximos anos", ressalta Varaldo. "O importante é que as pessoas percebam a importância do teste e saibam que, no caso de diagnóstico positivo, há tratamento", completa.

Amanhã estarei conversando com uma das representantes da MegLon - Grupo Margarete Barella de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais de Londrina e Região, para saber mais sobre esse assunto, que é de extrema impontância.


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Arthur, o numero é bem pior que esse que vc escreveu, O Numero da OMS é uma em cada 12 pessoas estão infectadas no mundo.
Vamos fazer a entrevista sim!
Obrigada pelo espaço.
Telma Alcazar