quarta-feira, 10 de junho de 2009

Educando um País

A Unicef divulgou esta semana que cerca de 27 milhões de crianças entre 7 e 14 anos, estão na escola. Esse número significa 97%, porém a entidade chama atenção aos outros 3%, que correspondem a 680 mil crianças. O relatório cita também que "As mais atingidas são as crianças oriundas de populações vulneráveis como as negras, indígenas, quilombolas, pobres, sob risco de violência e exploração, e com deficiência".

O Estudo mostra que o Brasil melhorou e fez alguns avanços na educação nos últimos 15 anos, pois o acesso a escola é quase universalizado. Porém, algo ainda muito grande, é a educação de baixa qualidade, em alguns lugares do Brasil podendo chamar-se de péssima qualidade.

A desigualdade evidente transforma a educação brasileira, em grande parte, apenas como um local para passar o tempo e não aprender nada. As escolas muitas vezes mau equipadas, com excesso de alunos e professores que além de mau pagos, e com uma carga horária enorme, muitas vezes sem controle sobre os próprios alunos. Isso porque não vou citar escolas onde professores dão aula para quatro séries diferentes dentro de uma sala.

O caso não só é importante, como É MUITO GRAVE!! O acesso a educação de qualidade e melhorias no método de ensino brasileiro é a chave do desenvolvimento, ou ainda, de um futuro melhor menos desigual, com mais oportunidades.

Para o Brasil Melhorar, Educação Já!


Nenhum comentário: