terça-feira, 3 de agosto de 2010

Contra o aumento

Hoje aconteceu no DCE da UEL, uma reunião com várias entidades como o comitê do Passe-Livre, Pastoral da Juventude, Centros Acadêmicos e o próprio DCE, para discutir rumos a tomar quanto a decisão da justiça de conceder o aumento da tarifa do transporte público, pelas empresas de ônibus, com o aval da prefeitura.

De acordo com os estudantes, em breve deve alguma mobilização estudantil contra o aumento...

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá colegas. Já fiz parte do DCE na minha época de universitário e já enfrentei situações semelhantes. POr isso, para não passarem ridiculos pensando que estão exercendo a cidadania e rivindicando direitos justos e legais sugiro que antes tenham o cuidado de verificar como realmente funciona o sistema de transporte coletivo hoje na cidade. Não sei se mudou, mas pelo que acompanho não houve reajuste por vários anos e tudo isso vai sobrecarregando a planilha de cálculo. E mais, uma coisa que gostei que foi mudado recentemente foi o fato de se buscar dados reais e nao estimativas para apurar o valor da tarifa. Na briga que enfrentamos constatamos que o sistema de transporte é que se paga, ou seja, quem usa o sistema é quem paga para quem tem isenção ou redução da tarifa. Além disso, o sistema tem que cobrir o custo, a taxa de gerenciamento, transportar todos que pagarem mais todos que nao pagam.
Quanto ao aumento que foi realizado prevejo que a briga judicial vai perdurar até o fim do ano..e no inicio do ano de 2011 virá o novo aumento dentro dos ditames legais e a briga perderá o objeto.
ENtão, o reajuste terá sempre. Sempre que a economia assim demonstrar. E se tivermos administradores irresponsáveis e politiqueiros que nao concedem com medo da reaçao popular sobrecarrega o proximo prefeito...e assim vai..até encontrar um responsável que assume a gerencia da cidade como deve. É a realidade colega. Lute sim..mas por causas justas. Indigi-se sim...com fundamento.

Anônimo disse...

eu de novo. Liguei pro Wilson de Jesus ele é diretor de transporte da CMTU. ELe é universitario de adminstraçao da UEL. EU fiz teologia com ele. ELe explica direitinho aí vc tira suas conclusoes.

Arthur Montagnini disse...

Ao amigo e anônimo primeiro, entendo o que vc diz. Mas não posso concordar. Se você andasse de ônibus tenho certeza que pensaria diferente. Dependa de ônibus por apenas um dia.

Agora, como eu posso entender uma empresa que dobra o lucro todo ano?
Se transporte coletivo não for uma causa justa, por favor, vou excluir a conta do meu blog amanhã mesmo, e nunca mais escrevo nada.

E ao segundo amigo, e também anônimo: Ok. Diga para ele que não deve explicar para mim, e sim para toda a população, e se quiser, é claro, ligue novamente e pode dizer que abro espaço no blog para as explicações da CMTU, sem problemas nenhum. Aí os leitores tiram as suas conclusões.

Abraços.