quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Uma ignorante crítica ao BBB

Por Luciano Bruno do Blog CRER PENSANDO:

“Preciso confessar algo. Ontem, assisti ao BBB 11. Não foi por muito tempo, aproximadamente dez minutos. Depois parei, tive nojo. Dez minutos que serviram apenas para confirmar a desvalorização da condição humana assistida por milhões de brasileiros.

Não vou satanizar o programa, como outros colegas cristãos apreciam fazer. Bem que eu poderia, mas não quero. Prefiro apenas dizer que o Big Brother Brasil é somente um atentando à sociedade. Não me sinto um PhD ao dizer, mas o programa é um sofisticado ataque à nossa inteligência.

As mulheres participantes do programa, ao assinarem um contrato se comprometendo a fazer um ensaio fotográfico (site Paparazzo) seminuas uma semana após deixar a casa, praticamente assinam um atestado de burrice. Vendem o corpo, pois a inteligência já não vale um mísero centavo. Depois, imprime nas revistas a ditadura da beleza que colabora para a continuação de uma sociedade machista que faz da mulher um objeto.

Os homens participantes do programa envergonham o sexo masculino. Sinceramente, homens de verdade não fariam aqueles papéis verdadeiramente ridículos, em danças estúpidas e cantadas cômicas às mulheres sem escrúpulos da casa.

Que me desculpem aqueles que dizem que BBB é a realidade, mas não é. A realidade da sociedade brasileira não se trata de jovens, que freqüentam academias, bonitos, com corpos esculturais e etc. Poucos brasileiros se dão ao luxo de passar o dia em casa na beira da piscina ou batendo papo. De reality tem apenas o nome.

Que me desculpe o Pedro Bial. Grande jornalista, que escreve crônicas de modo raro, mas se dá ao papel de animador de circo, em um programa que nada acrescenta à sociedade. Que me desculpe o Bial que tem a cara-de-pau de chamar os participantes de heróis. Seus heróis Bial, não meus. Meus heróis vão desde Jesus Cristo, Paulo de Tarso, Martinho Lutero, C. S. Lewis, Madre Teresa de Calcutá até os de hoje, milhões de brasileiros que lutam diariamente para sobreviver e sustentar suas famílias com uma renda mínima.

Que me desculpe você que vota e gasta dinheiro com o BBB. Você que assiste aos programas para decidir seu voto, mas nem sequer pesquisou o passado de seu candidato antes de votar nas últimas eleições. Você financia a baixaria na TV. E sabe, quem financia a baixaria é contra a cidadania.

Que me desculpe você que vive de acordo com as modas. A moda agora é criticar quem critica. Insinuar que são ignorantes as raras mentes que se revoltam diante do lixo televisivo apresentado à sociedade todas as noites. Para vocês aqui está a minha “ignorante” crítica do Big Brother Brasil!”

De um comunicador esperançoso, que por isso se revolta diante do que fazem com a comunicação no Brasil.

Luciano Bruno da Silva, é estudante de Relações Publicas da Universidade Estadual de Londrina. Editor do blog Crer pensando.

O texto também foi reproduzido no blog Talnk Show da Vida Real, do amigo e humorista londrinense, Murillo Leal.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olha, cada um tem o direito de gostar de uma coisa, nem todo mundo é igual... Eu não assisto BBB, mas respeito quem gosta e prefiro não criticar o programa, afinal, tem gente que se sente bem ao ver tudo aquilo, tantas pessoas esperam o dia todo para assistir pessoas fazendo tudo isso que vc disse... devemos respeita-las, e acima de tudo, não devemos julgar um programa de TV apenas pq não o achamos "digno" de aplausos, sua opnião quando critica de modo a afetar pessoas, devem ser restritas apenas para aquelas com que se sente liberdade ao falar, pelo menos, é isso que um bom jornalista faz. Eu não me envergonho por "defender" esse programa, as pessoas não são obrigadas a votar nem mesmo assistir, cada um assiste aquilo que lhe convem e faz bem... Cuidado ao criticar uma sociedade que tem o DIREITO DE ESCOLHA, alias, é isso que falta aqui... o Blog é ótimo, o jeito de escrever de qm aqui se encontra é explendido, mas os assuntos estão deixando a desejar

Arthur Montagnini disse...

Meu caro(a) anônimo, a questão não é liberdade de escolha, a questão é demostrar que, muitas vezes, escolhas que parecem ser inofencivas podem causar danos irreparáveis à toda uma sociedade.

O controle da televisão pode ser desligado sim, há qualquer momento, mas as pessoas devem ter consciência do que fazem. Assim como a grande maioria da população, falsa, hipócrita e moralista, que aponta e julga qualquer pessoa quando está errada, e mal sabe o erro que comete a dar audiência para ações que rebaixam a consciência humana e nossa sociedade. E fazem isso, sem saber.

O assunto, creio que é mais que pertinente, aliás, num país onde crianças não tem o que comer, pessoas são analfabetas, o sálario é uma miséria, as cadeias estão lotadas, políticos passeiam com dinheiro público, trabalharmos o dia todo, e termos a maior preocupação de quem será o eliminado da noite num programa de TV, com certeza é algo sério e deve ser discutido.

Aliás ser parte da boiada é fácil, difícil é relutar contra o boiadeiro.

Abraços!

Anônimo disse...

O Blog está ótimo Arthur, meus parabéns!
Que o sucesso desse blog aumente a cada post. Tudo de bom nesse novo ano meu querido "amigo" Londrinense.
Beijos, J.

Pedro Henrique Delpin disse...

concordo plenamente com a crítica
muito boa

e quanto ao que o anônimo disse
não é porque criticamos e não concordamos... que nós não respeitamos
existem muitas coisas que você pode não concordar, mas ao mesmo tempo respeitar
não acho que o blog deixa a desejar no assunto tratado, e como você mesmo disse... estamos em um país livre
e se o país é livre, a crítica é livre também
é uma grande hipocrisia essa história de que "se você não concorda, logo você é preconceituoso, fica julgando os outros etc"
ninguém concorda com tudo, todos tem suas opiniões sobre determinados assuntos
a diferença é que alguns tem coragem de defender suas próprias ideias, não se importando de serem erroneamente chamados de preconceituosos e etc
sou a favor disso, que todos saiam do muro e defendam abertamente o que acreditam... sem ter de ser perseguidos por isso

Jeanne disse...

Arthur, parabéns pelo blog...
considero a crítica válida, seria ótimo se todos se dessem ao trabalho de pensar, analisar e tecer comentários e críticas, e não simplesmente uma atitude passiva de assistir um progrma que não acrescenta n a d a!

Anônimo disse...

Boa noite, acho o programa um lixo também, porém cada um assisti o que quizer.
Tem gente muito humilde nesse país que acaba vendo nessas pessoas algo que elas teriam só em sonhos ou sei lá.
Não estou defendendo o programa e sim fazendo um simples comentário.
Muito bom assunto, espero que tenha gente para descursar forte pró e contra, assim podemos obter mais sucesso no blog.

Abraço

Anônimo disse...

Discute-se o tema BBB, mas em minha opinião novelas são exponencialmente mais destrutivas do que programas como esse, que tem um caráter de entretenimento. Novelas são de um sentido "mais sério" e influenciam um número maior de pessoas a moldarem seus comportamentos conforme a maneira de pensar de seres fictícios propositalmente criados para que as pessoas se identifiquem e se espelhem, criando, assim, uma referência para seus "jeitos de ser". O BBB não, eu gosto do BBB pq eu gosto de barraco, discussão e ver comportamentos de pessoas. E todo mundo gosta disso. Falar da vida dos outros faz parte de nossas vidas. Qual a diferença se é de alguém que se propôs a isso num jogo ou de alguém da vida real próximo a vc? Ou vão me dizer q ninguém faz isso?

Arthur Montagnini disse...

Anônimo(a) das 10h23, você gosta de BBB para analisar comportamentos de pessoas? hahahahaha. Deve estar brincando, né?

Vá ver o comportamento, realmente, de pessoas, não de um programa factóide, ou então vá estudar, garanto que será mais proveitoso.

Ninguém aqui disse algo a favor de novelas, as novelas são prejudiciais tanto quanto esses programas, que não somente o BBB, mas muitos outros do mesmo nível na tv. A crítica pertinente aqui, é sobre o BBB, mas abro espaço à você para escrever uma crítica construtiva sobre as novelas, que publico aqui também.

Abraços.

Anônimo disse...

Prezado Arthur, parabéns pela crítica ao BBB, que de ignorante não tem nada.
É muito bom ver que ainda existem pessoas que pensam e que prezam por valores tão em falta em nossa sociedade atualmente.
Quando até professores (meus colegas) assistem e comentam sobre o BBB, e por instantes chego a me sentir "um peixe fora d'água", é confortador ler seu texto, e ver que muitas pessoas também concordam com ele.

Obrigada!