terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Campanha "Trote de Cara Nova" marca início das aulas na UEL

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) espera deixar para trás imagens de trotes humilhantes que em nada honram a entrada de 3100 universitários em uma das melhores universidades públicas do país. A partir de hoje, planejam uma recepção diferente quando os portões da Universidade Estadual de Londrina (UEL) forem abertos ao primeiro dia de aula nos 42 cursos.
Neste ano, o DCE abre as aulas com a campanha “Trote de Cara Nova”, cujo objetivo é divulgar, premiar e aumentar a participação dos calouros em atividades mais produtivas que as tradicionais bebedeiras e banhos de lama e tinta, seguidas pela mendicância em semáforos, proibida por lei municipal. No lugar, o DCE espera interações entre veteranos e calouros que tenham fins sociais e ambientais, como doações de sangue, plantio de árvores, doações – ou mesmo um arrastão contra a dengue, marcado para a sexta-feira. Na ocasião, todos estão convidados para uma limpeza voluntária na UEL, capitaneada por universitários das áreas de saúde.
“Não queremos o fim da tradição dos cursos de dar trote com tinta e tudo o mais, mas queremos que os veteranos encontrem soluções mais inteligentes para recepcionar quem chega na UEL”, afirma Arthur Montagnini, aluno de Artes Visuais e tesoureiro do DCE. A entidade estudantil promete premiar as melhores iniciativas – e para provar a realização vale vídeo ou foto. “O universitário está ali para ser parte do futuro da sociedade e não deve ser menosprezado”. Para o tesoureiro do DCE, é possível implantar na UEL “uma nova cultura do trote”. Na segunda-feira, a programação é aberta com a banda Playdoll, no pátio do Restaurante Universitário, durante o almoço.
Na segunda semana de aula, os calouros estão convidados para um Ciclo de Diálogos - quando serão debatidos temas como o transporte coletivo e isenção para estudantes, sistema de cotas, regulamentação da mídia e empreendedorismo universitário. “O calouro é o camarada que entra virgem na universidade. Acha tudo muito legal e participa com vontade. Por que não aproveitarmos melhor esse momento deles? Afinal, eles serão os veteranos de amanhã”, diz. Durante a semana, os calouros também ganharão o Guia do Estudante – uma mãozinha para entender o emaranhado de siglas, atividades, divisões burocráticas e possibilidades disponíveis para quem entra em uma universidade como a UEL. Todas as informações sobre a campanha Trote de Cara Nova estão no endereço www.trotedecaranova.com.br.

Resolução proíbe trote
A resolução Cepe/CA nº 0177/2008 define trote violento qualquer manifestação que configure agressão física, psicológica, moral, constrangimento ou coação ao estudante. Trote violento dentro ou fora da Universidade é considerada falta grave – punível segundo o Regimento Geral da UEL.


Nenhum comentário: