quinta-feira, 23 de abril de 2009

Falta de interesse faz 40% dos jovens deixarem a escola

Pesquisa coordenada pelo economista Marcelo Neri e divulgada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, mostrou que o principal motivo da evasão escolar de adolescentes é a falta de interesse pelos estudos. O estudo apontou que 40,3% dos jovens de 15 a 17 anos abandonam a escola por falta de interesse, enquanto 27,1% saem por razões de trabalho e renda. O estudo mostrou ainda que apenas 10,9% deles deixam de estudar por falta de acesso à escola e 21,7% o fazem por motivos diversos, entre os quais a gravidez precoce tem porcentuais relevantes.

O estudo mostra que, em 2008, 14,1% dos jovens dessa faixa etária deixaram de estudar. Esse porcentual é mais alto na região metropolitana de São Paulo (18,7%), de Porto Alegre (18,8%) e entre os ocupados (28%), o que indica uma relação entre a demanda do mercado de trabalho e o abandono escolar. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos de 2004 e 2006 e a série de 2008 da pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são as bases do estudo.

Fonte: Estadão Online

...

É senhores políticos, deveriam investir muito mais em educação. Isso é uma vergonha!
Porém, obviamente que grande parte de nossos políticos não quer que a educação de nosso país melhore, afinal, quanto mais tivermos um povo ignorante, teremos mais eleitores "adptos" as politicagens do nosso país.


2 comentários:

Brayan Ávila disse...

Olá Caro Arthur,
O Interessante é saber porque há esse desinteresse.

Há uma série de fatores

- Matérias que não serão uteis na vida dos estudantes
- Professores Mal pagos,despreparados e desmotivados
- Escolas Caindo aos pedaços
- Falta de Investimento na Educação

se o governo gastasse o dinheiro do povo pra valer em educação eu aposto que alguns problemas de nossa sociedade vão se resolver.

mas os políticos preferem o povo ignorante para manipular...


Abraços

Mandrake Ávila

Arthur Montagnini disse...

É exatamente isso.
Abraço.