sexta-feira, 22 de maio de 2009

Opinião - Caso Deputado Carli Filho

O Deputado estava dirigindo BEBADO, e matou dois jovens inocentes. Não podemos contestar que acidentes no trânsito ocorrem todos os dias, e todas as horas, é algo que está sujeito a acontecer com qualquer cidadão, as vezes por falta de atenção, por falha mecânica ou outro motivo. Porém existe um motivo que é imperdoável: a falta de responsabilidade.

Ter responsabilidade não é nada dificil, nem complicado, é apenas uma ação normal de indivíduos coerentes e conscientes e deve ser exercida não apenas no trânsito, mas em todos os momentos, principalmente ser uma conduta de pessoas como os nossos políticos e representantes. Assim como deveria ter sido uma conduta do Deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, que matou dois jovens em um acidente na cidade de Curitiba.

A total falta de responsabilidade do deputado começou muito antes de dirigir o carro embreagado, muito antes de retirar a vida dos jovens.
Como foi noticiado, o deputado estava com a carteira de habilitação cassada, já havia mais de vinte multas por infrações de trânsito, ou seja, de maneira nenhuma ele poderia estar dirigindo seu carro naquela noite. O deputado, com a carteira de habilitação cassada, foi até um restaurante e gastou nada mais, nada menos que 400 reais em vinhos, juntamente com os amigos. Todos nós sabemos que perante a Lei de trânsito brasileira, é proibido dirigir alcoolizado. Por isso, o deputado novamente não poderia estar dirigindo seu carro naquela noite.

Falta de responsabilidade, egoísmo, e abuso de poder, é o que podemos notar nas ações de Carli Filho, primeiramente que o exemplo de estar perante a Lei, como deve fazer um representante da sociedade, foi esquecido por ele. Andar com carteira cassada e beber antes de dirigir, demostram a total falta de conduta ética que deve exercer um político. Será que o deputado não tem mais nada que esteja "fora da lei"? Será que ele também falta com a responsabilidade na hora em que esta trabalhando pela sociedade, assim como ele faz em sua vida pessoal?

Isso nos atenta a um grande problema, que muitos envolvidos com a política, esquecem ou simplismente acham normal. A falta de ética, moral e responsabilidade, que é evidente no contexto político do nosso País, e que muitas vezes é taxado como: "Ah isso é política","Ah você tem que ser mais político", sendo que na realidade a política deveria um sinônimo de responsabilidade e conduta decente.

O caso desse deputado é talvez, o mesmo de muitos outros do nosso 'Brasilzão', é o deputado irresponsável, o prefeito desonesto, o vereador corrupto, o senador vagabundo, o governador imoral, e assim vai. A única diferença entre estes, é que o 'coitado' do deputado, teve a infelicidade de causar um acidente de grandes proporções, matando e tirando a vida de jovens inocentes. Porém, se nada disso tivesse acontecido, ele continuaria andando por aí com a carteira cassada, bebendo e dirigindo, como muitos outros cidadãos fazem, e principalmente aqueles que abusam do poder, como alguns de nossos políticos.

Devemos estar sempre atentos as atitudes e ações praticadas por eles, dentro e fora de seus "mandatos", pois hoje eles podem estar dirigindo embreagado, e amanhã desviando verbas públicas. Atitudes pessoais, refletem nas suas atitudes do trabalho, enquanto estivermos dando espaços para que a falta de responsabilidade de nossos representantes continuem, estaremos sempre aliciando as más condutas políticas, e assim sempre ouviremos os "rouba mas faz" da vida. Sempre atentar-se, pois a impunidade está presente em todos os momentos, isso é fato, porém devemos nos manter na tentativa de combate-la.

A nossa falta de responsabilidade, muitas vezes, faz que a impunidade nos assombre e fortaleça a conduta dos irresposáveis que representam o nosso povo.
Assim estaremos sempre garantindo os malufs, os collors, os belinatis da vida, e assim por diante.

Eu espero que o deputado possa se recuperar, pois eu, como ser humano não desejo mal a ninguém. Mas espero também que ele pague por todas as inresponsabilidades e todo mal que ele causou, não apenas para as famílias das vítimas, mas também a toda a sociedade.



Nenhum comentário: