terça-feira, 21 de julho de 2015

A polêmica da continência no Pan

O gesto de alguns atletas brasileiros no Pan do Canadá geraram algumas polêmicas na última semana. O fato é que, alguns dos atletas ao conquistar o primeiro lugar no pódio, estão batendo continência à bandeira, no momento do hino nacional brasileiro.

A explicação é de que estes atletas fazem parte do Exercito Brasileiro, passaram por treinamento quando disputaram as Olimpíadas Militares e assim, se tornaram membros do exercito, marinha e aeronáutica. Tenho visto várias argumentações interessantes sobre o tema. Alguns comentam que tal atitude é desnecessária pois, apesar de serem militares, o Pan-americano é uma competição civil, logo, naquele local eles são considerados civis. Eu concordo. Porém, também vi uma argumentação interessante de que melhor um atleta respeitando o hino nacional com a continência que ficar mascando chiclete no momento de um dos nossos maiores símbolos nacionais.

Eu, sinceramente, acho que o atleta deve fazer o que bem quiser no momento que o hino brasileiro tocar e a bandeira nacional subir, acho que toda imposição é ridícula, mas também acho muito mais interessante ver um/uma atleta brasileiro(a) que demonstre amor à pátria e se emocione no momento do hino, do que alguns brasileiros, atletas ou não, sem respeito algum por um símbolo brasileiro. Numa das argumentações que vi e concordo, também acredito que devemos respeitar nossos símbolos nacionais, pois eles também fazem parte da nossa cultura popular e de massas, logo, respeitar um hino, uma bandeira, etc, é uma demonstração de soberania nacional na qual lutamos tanto.

E completando o raciocínio, se em algum momento pensamos num país mais igualitário, com justiça social e democracia popular, teremos que disputar também, a política do Exercito Brasileiro, afinal, ela é uma instituição que contém regras, disciplinas e ações, que serão importantes para o processo de um país mais justo, afinal, a elite brasileira terá que deixar o controle do exército algum dia.

Arthur Montagnini

Nenhum comentário: