sexta-feira, 17 de julho de 2015

Londrina e o eixão

Não é de o hoje que toda vez que um time do chamado eixo Rio-São Paulo vêm jogar em Londrina, gera uma grande polêmica. Também, não é pra menos, toda vez que a torcida do Londrina consegue ampliar a identidade da cidade com o Tubarão, algum desavisado aparece com a péssima notícia de que o estádio do Café vai receber um jogo desses.

Muitos não entendem por que nós, torcedores do Londrina, ficamos tão chateados quando uma equipe do eixão aparece por aqui, mas isso se dá ao fato de que não compreendem a distinção entre a paixão e simples diversão. Certamente, porque não vivenciam isso da mesma maneira que muitos de nós. Para boa parte da torcida alviceleste, ir ao estádio todo fim de semana, pagar ingresso, fazer sócio-torcedor, comprar camisas, ouvir o radinho durante a semana, viajar, botar uma camisa nas crianças, não é somente uma diversão. É claro que é lazer, claro que é diversão, também, obvio que é um momento de alegria e prazer, mas que para nós também é uma paixão. Digamos no sentido de ideologia mesmo, como aquela pessoa frequenta uma determinada religião, um determinado partido político, uma organização social, etc. E não tem nada de errado nisso, oras, é apenas mais um espaço da vida social de qualquer cidadão e por isso precisa ser respeitado.

Sem dúvidas que você precisa ter o mínimo de discernimento para saber quando está extrapolando os limites do bom senso e das relações humanas, seja no futebol, na igreja, na política, etc, mas não pode deixar de reivindicar seu espaço, e é justamente este espaço que é ferido quando alguém, ou, alguns fazem uma bobeira dessas de trazer de um jogo do eixão pra cá, ainda mais neste bom momento do Londrina, sendo campeão paranaense, subindo para a série C, tentando a vaga da série B, aumentando a identidade com a cidade, voltando a ter credibilidade na praça e sendo referência de muitas crianças e jovens que, no futuro, irão aumentar ainda mais a nossa torcida.

Tudo o que o Tubarão menos precisa neste momento é disso. Principalmente de parte da mídia local, que perde tempo demais falando destes clubes do eixão dando a desculpa de que a população londrinense tem dois times etc, oras! Como se as mídias que formam opinião fossem isentas da culpa deste processo. Não é?

A torcida alviceleste está crescendo bastante nos últimos anos, as campanhas dentro e fora de campo contribuem muito para isso e assim sabemos que a maioria dos londrinenses que gostam de futebol, que curtem algum time do eixão, podem, em algum momento, deixar de ter apenas um carinho especial pelo LEC e passar a ser um torcedor do Tubarão, e ao longo do tempo esquecer que existe esses times do eixo. Porém, isso é um processo que está acontecendo a curto, médio e longo prazo, mas que não podemos deixar que ele seja afetado por pessoas que não sentem o mesmo amor e paixão pelo caçula gigante e só pensam em ganhar grana usando a cidade.

Arthur Montagnini

Nenhum comentário: